terça-feira, 27 de maio de 2008

SETE IMAGENS, OITO PALESTRANTES E O PRIMEIRO INVESTIMENTO

Numa noite pouco habitada, cruzei pelo amigo Fádio Ochôa na Barroso (antiga Rua das Flores) com Sete de Setembro. Na verdade quase trombamos. Nos cumprimentamos e seguimos em direção a Avenida Bento Gonçalves conversando sobre o trabalho e sobre a cultura em Pelotas. Me perguntou se através do Conselho de Cultura, eu sabia de um projeto de apresentação de audiovisual no Sete de Abril, sem conseguir precisar as informações devido a pouca divulgação. Agora que recebi por e-mail um convite para apresentação de cinema seguido de debate (papo) compreendo o que Ochôa falava. Se trata do projeto Sete Imagens, criado pela equipe no Sete em conjunto com o curso de Cinema e Animação da UFPEL.
A abertura vai acontecer dia 29 de maio (quinta), da 18h30 às 19h30, com exibição do vídeo institucional Moviola Imagens (20 minutos).
Depois da apresentação do vídeo, acontecerá bate-papo entre os componentes da produtora independente Moviola Filmes, Cíntia Langie, Daniela Pinheiro, Alexandre Mattos e Chico Maximila, e os já conhecidos André Macedo, Alberto Alda, Márcio kinzeski e Mário Finard. A conversa vai ser sobre o cinema independente. O evento promete e eu não quero perder.
Eu recebi a notícia com muita alegria. Primeiro por ver que gente talentosa vai estar presente, o que garante a qualidade, tanto do vídeo, como do "papo". Segundo, por ver que o Sete de Abril, que é orgão da prefeitura municipal, está promovendo alguma coisa no setor do áudiovisual. Falo isso, por que em recente conversa sobre o tema com uma das componentes do Moviola (Filme/Programa de Rádio), Daniela Pinheiro, fui perguntado se tinha conhecimento do montante d0 investimento por parte do executivo municipal, em áudiovisual e/ou cinema. Ponderei dizendo que faria pedido de informação através do Conselho de Cultura de Pelotas (CONCULT) para obter resposta. Em pedido de informação efetuado para saber quanto em dinheiro ou em estrutura, tinha sido efetuado na atual gestão, recebemos resposta nula. Isso! Na atual gestão, em momento algum fora efetuado nenhum tipo de investimento ou suporte para algum projeto no setor áudiovisual/cinema. Agora com o projeto Sete Imagens, já dá para colocar em relatórios futuros da prefeitura e da SECULT, investimento e/ou fomento em áudiovisual e cinema. Esperamos que não pare por aí!