sábado, 24 de maio de 2008

CASA DE CULTURA EM PELOTAS? PORQUE?


Foi muito bom o movimento que fizemos, a partir do Conselho de Cultura de Pelotas (CONCULT), pró casa de cultura. Lembro que em novembro do ano passado, a nossa prefeitura através da Secretaria de Cultura (SECULT) desalojou grupos culturais e artistas do prédio do Grande Hotel Afinal, Casa de Cultura pra quê? (ntntntntnt) Em virtude desse fato lamentável, propomos pelo CONCULT a criação de uma casa de Cultura em Pelotas, o que propiciou a audiência pública da quarta-feira passada, aprovada por unanimidade pelo conjunto dos vereadores. Na verdade sabemos que muitos grupos precisam de um local para ensaiar ou produzir suas obras, sendo do poder executivo a responsabillidade por dar tal suporte estrutural. Pena que na nossa cidade, atualmente, não temos conseguido apoio da prefeitura.
A audiência obeteve resultado muito positivo, pois não tiveram contraposições ao que falou o presidente do conselho, sr. Vitor Azubel. Mas a resposta, ou falta dela, do secretário municipal de cultura, foi difusa e deixa a todos sem respostas quanto a possibilidade de termos uma casa de cultura pública e que promova o desenvolvimento da cultura na nossa cidade.
Dia 30 tem reunião do CONCULT onde serão tomadas as devidas decisões para pressionar o governo a disponibilizar um prédio para ser utilizado como casa de cultura.