Depois de muito tempo (a última postagem foi em 18 de outubro do ano passado), estou retornando às atividades do blog Cultura em Pelotas. Quando pensei em fazer um blog relacionado ao tema da cultura na nossa cidade, o que me motivou a publicar postagens foi o fato de eu estar muito ligado ao tema e com tempo para tal tarefa. No entanto as publicações não ocorreram mais, por falta de tempo e por falta de vontade também.
Depois de ter me colocado na disputa de opinião dos temas dentro do Conselho de Cultura quando ainda estava atuando nele, sofri o retrocesso normal pós qualquer situação estressante. Vieram as eleições e nada mudou, ou, tudo continuou como estava e os problemas que buscava sanar se mantiveram assim como os gestores. Não poderia ser pior: mais do mesmo por quatro anos. Como se diz lá na Baixada, "me desbundei". Procurei continuar o meu trabalho profissional (design gráfico e ensino da arte) talvez na tentativa de fugir da triste realidade.
Avalio que foi bom. Sempre é bom trabalharmos bastante quando nos é imposta uma realidade que nos faz menor. Aliás, é sempre bom lermos bastante quando isso acontece.
Não lembro quem foi, mas alguém próximo a mim me disse numa ocasião, que em momentos de crise o melhor a fazer é procurar os livros e assim aconteceu comigo e continua a acontecer.
Pois é através do trabalho que estou desenvolvendo no mestrado de Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel é que me impulsiona a retornar ao trabalho neste blog. Então vamos ao trabalho.